Carta de agradecimento aos parceiros da Ação Social Técnica

Text

Carta aos parceiros

» English version

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, segundo dados do IBGE de 2019 é a sexta cidade mais populosa do Brasil, com mais de 2,5 milhões de habitantes.
Reconhecida pela Unesco como a Cidade Criativa da gastronomia em 2019, BH tem muito que se orgulhar da sua arquitetura, praças, museus, das pessoas e muito mais.

Porém a capital de Minas possui uma diferença social muito grande, na mesma cidade existem regiões que possuem o IDH semelhante ao da Suiça e Noruega e outros iguais a da África do Sul e Índia.

Ainda dos dados do IBGE, 27% da população vive com metade de um salário mínimo (R$ 477,00 ou $116,00).

Nosso projeto se passa no segundo maior bairro de população nessa cidade, o Lindéia. O bairro também é cercados por outras comunidades que juntos concentram uma das menores rendas per capita da região.

Um dos motivos dessa diferença está na falta de oportunidades de estudos acessíveis para os jovens e adultos dessas comunidades. Nessa região também as pessoas possuem um maior risco social. Elas possuem dificuldades inclusive para pagar o ônibus para ir nos estudos. 


Um movimento das pessoas dessa região, lideradas pelos Vicentinos, fez surgir a 40 anos atrás a Ação Social Técnica, instituição sem fins lucrativos que trabalha na qualificação profissional, ao todo já passaram mais de 20 mil jovens e adultos na instituição. Eu que vos escrevo e meus dois irmãos fomos beneficiados. Meus pais foram voluntários no projeto, apoiavam inclusive com uma parte do salário de faxineiros para a construção desse espaço.


Escola de produção 'Tio Beijo' - Ação Social Técnica on its earlies

AST 80s

Década de 80

AST

2018

Ainda em 2019 a AST não tinha nenhum curso profissionalizante em Tecnologia da Informação o principal motivo era a falta de verba e alguém que pudesse dar aula.

Nesse cenário, que me ofereci para iniciar esse novo projeto. O curso de Programação e Desenvolvimento Web.

Para que pudesse dar início, precisava de um apoio financeiro por parte de uma empresa/projeto que tivesse tudo a ver com a AST sobre compartilhar conhecimento.

Então tivemos a parceria do PECE, que financiou o primeiro mês do projeto o que possibilitou o início do mesmo.

As aulas de programação eram dadas com base na nova versão do projeto PECE que está sendo desenvolvida.

Os alunos recebiam as tarefas/problemas do PECE, tinham que estudar e dar uma solução para o mesmo. Dessa forma desenvolveram sua própria capacidade de autodidata tendo o professor apenas como um orientador.

Durante esse período também recebemos apoio da CI&T que fez uma doação de 12 computadores que possibilitou a melhoria do nosso laboratório.

Os números impressionam para a primeira versão do curso que teve duração de 4 meses:

  • 12 vagas preenchidas por pessoas que não tinham contato com programação

  • 13 tarefas do PECE resolvidas e enviadas no repositório do GitHub

  • 28 tarefas do novo site da AST foram resolvidas e enviadas ao repositório no GitHub

  • 1 novo sistema de tirar fotos dos alunos para ficha de matrícula foi feita e finalizada por 2 alunos

  • 4 alunos completaram o curso com sucesso e foram convidados para a turma intermediária em fev/2020. Os 4 mostraram interesse em continuar os estudos para continuarem na área.

  • 3 alunos foram convidados a continuarem o curso básico no primeiro semestre de 2020.

Para 2020 pretendemos:

  • Alcançar a marca de 25 alunos

  • Ter mais parceiros para viabilizar o projeto

  • Conseguir monetização para os próprios alunos com objetivo de evitar a evasão do curso. Tivemos perdas de alunos pois estes precisavam trabalhar para ajudar financeiramente em casa, uma monetização por tarefa entregue poderia funcionar como incentivo e evitar essa perda de mentes brilhantes, mas sem apoio financeiro.

As próximas turmas iniciam dia 10/02/2020.

De gotinha em gotinha vamos enchendo os rios de amanhã. 

AST's Webdev course alumns at C&T

Visita a unidade da CI&T em Belo Horizonte



Com muito amor agradecemos a todos o apoio.

-------------------------------------------------------
Edmar da Silva Gomes - Voluntário

License

Creative Commons Licence

Contributed date

January 29, 2020 - 9:49am

Critical Commentary

Carta de agradecimento aos parceiros no novo curso de Desenvolvimento Web da instituição Ação Social Técnica em Belo Horizonte, MG.

Language

Portuguese, Brazil

Cite as

Anonymous, "Carta de agradecimento aos parceiros da Ação Social Técnica", contributed by Edmar da Silva Gomes and Renato Vasconcellos Gomes, Platform for Experimental Collaborative Ethnography, Platform for Experimental Collaborative Ethnography, last modified 25 March 2020, accessed 18 April 2024. https://worldpece.org/carta-agradecimento-parceiros-acao-social-tecnica